segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Juventude em missão "AMADA e ESCOLHIDA"

PELO BATISMO SOMOS CHAMADOS E ENVIADOS
A igreja através do batismo nos convoca a sermos uma força renovadora e de esperança para o mundo.
Somos convidados à participação  do anúncio  do Reino de Deus e a sermos protagonistas de uma sociedade nova justa e fraterna, sendo testemunho com nossa vida  nas associações culturais  organizações populares e rurais, nos grupos eclesiais, sendo testemunho, fermento, sal e luz. É preciso despertar em todos nós a consciência de que pelo batismo todos somos missionários. O verdadeiro missionário é santo (nos diz João Paulo II), e o mundo espera missionários santos!
Ser missionário é decidir dedicar parte do nosso próprio tempo, ou seja, da própria vida para estarmos do lado das pessoas que precisam.


Ser jovem missionário é saber conciliar, trabalho, estudo, lazer, família etc.
 Diante de um mundo individualista em que vivemos, devemos ter a firme consciência de somos nós responsáveis em cooperar, e propomos a promover a transformação da sociedade, para contribuir na remoção das causas que geram pobreza e injustiça. é dar testemunho do evangelho de Jesus e é ter no coração a dimensão do serviço gratuito e generoso.

Quando falamos em missão falamos também de um lugar da Igreja que tem desejo de anunciar Jesus Cristo para que tenham mais esperança, mais vida. Neste ano a PJ da Diocese de Guajará-Mirim, no dia 07/08/2011com a missa de envio que acontecerá as 19:h na Paróquia Nossa Senhora Aparecida  se empenha nesta grande missão. Esse trabalho será realizado da seguinte forma: Visita nas casas,e nas comunidades mantendo contato com outros jovens, convidando, animando, resgatando e trazendo para nosso meio e levando-os a um engajamento sincero e profundo na Igreja.
Este  projeto que já está acontecendo, porque ele é dividido em três
grandes momentos: pré-missão, missão e pós-missão. E cada um desses momentos exige cuidados especiais e preparação.
       Para que existe/serve a Missão Jovem? Para dar a oportunidade aos jovens de realizarem uma experiência de Deus em meio ao povo, sendo protagonistas e se comprometendo com a
transformação da sociedade e com a Igreja.
       E como funciona? São três etapas: pré-missão, missão e pós-missão.
    1. A Pré-missão é o momento que corresponde a preparação para a Missão propriamente dita, de organizar as atividades, de preparar os missionários e analisar a realidade onde vai acontecer a missão.
    2. A Missão é quando vai se concretizar tudo o que foi pensado na pré-missão.
3. A Pós-missão: é talvez o momento mais duradouro. É o momento que segue a missão é  a etapa que garante a continuidade da animação na comunidade. Essa etapa busca o compromisso dos jovens para serem transformadores da comunidade em que estão  inseridos. É o momento de perceber as transformações e reassumir compromissos.
A partir de Aparecida, todos nós cristãos batizados somos chamados a ser discípulos e missionários de Cristo para transformar o mundo de acordo com os planos de Deus. Precisamos revitalizar a vida dos batizados para que permaneçam e caminhem no seguimento de Jesus. Viver profundamente o batismo é a primeira condição para ser discípulo de Jesus e conseqüentemente ser missionário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário