segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Como estamos cuidando de nossos anciãos?


Esta é uma pergunta que não cala. Estamos em plena semana da família. Que família estamos construindo para o futuro. Estamos preparando uma família que não abandona os mais velhos à própria sorte? A Igreja Católica tem uma pastoral para acompanhar os idosos de nossas comunidades. As paróquias Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora dos Seringueiros estão ampliando os quadros da Pastoral da Pessoa Idosa para melhor atender estes, os quais muitas vezes por abandono ou por falta de tempo de seus familiares ficam sós.

Estamos preparando nossas famílias para respeitar e acatar os ensinamentos dos mais velhos?
A Pastoral da Pessoa Idosa tem grande alegria de  capacitar e acompanhar lideres  comunitários que com sabedoria e experiência de vida estão disponíveis á doar de coração um pouco de tempo para ir ao encontro da pessoa idosa visitando-os  em seu lar .
O líder comunitário pela sua fé ‘’vive e  anuncia a palavra de Deus, vê e reconhece o próprio CRISTO NA PESSOA IDOSA”.
Com a visita mensal a domicilio o líder se torna uma  “ponte” entre a pessoa idosa visitada e os serviços existentes em sua paróquia e  comunidades pois eles criam redes de solidariedade para que a pessoa idosa sinta-se amada e respeitada em sua dignidade.
É uma pastoral ecumênica  que contribui para vencer os preconceitos com a pessoa idosa através do diálogo com as família em cada visita domiciliar.Realizam  duas atividades :Visita domiciliar e Reunião mensal de líderes para a partilha, reflexão, avaliação e preenchimento da FADI.
Para tanto aconteceu uma capacitação de líderes para a pastoral da pessoa idosa. Foram capacitadas 23 pessoas das duas paróquias NOSSA SENHORA do SERINGUEIRO e NOSSA SENHORA APARECIDA  esta foi realizada  na paróquia NOSSA Senhora APARECIDA. No dia 07 de agosto  Padre  MODELIN celebrou  missa de envio   dos líderes para missão, juntamente com a equipe de liturgia do serviço de animação vocacional
“Que cada comunidade acompanhe com uma atenção amorosa todos os que envelhecem” (Papa João Paulo II).
















Nenhum comentário:

Postar um comentário