terça-feira, 26 de julho de 2011

Festa de São Cristóvão

A Comunidade da Capela São Cristovão se reuniu na noite deste dia 25 para festejar o seu padroeiro.
As comemorações iníciaram no sábado com a abertura do tríduo, no domingo houve a partilha de uma suculenta feijoada e para encerrar os festejos, nesta segunda-feira o Padre Genivaldo celebrou missa com benção das chaves dos veículos e após houve uma procissão motorizada onde o Pároco Padre Genivaldo, juntamente com o Diácono José Barbosa procederam a benção dos veículos.  A procissão percorreu diversas ruas da cidade, retornando à capela. Em sua homília o pároco ressaltou a importância de todos contribuirem para um trânsito mais harmonioso e humano, onde os mais frágeis sejam respeitados e a vida seja protegida. Todos tem o dever de respeitar as leis de trânsito e o poder público também deve propiciar vias em condições de tráfego, bem sinalizadas, com faixas para os pedestres, "uma cidade onde o meio de transporte mais utilizado pela população, principalmente os mais carentes, é a bicicleta não se pode admitir que não haja nenhuma ciclovia", é dever de todos salvar vidas.
Conta à história que Cristóvão significa "aquele que carrega Cristo". Protetor dos viajantes e dos motoristas. Martirizado no século três, possivelmente viveu na Síria.
O santo era um gigante materialista com manias de grandeza. Supondo que o rei a quem servia seria o maior do mundo, Cristóvão servia, sem saber, ao satanás, dentro da presteza; porém, o gigante vivia triste, mal-humorado e imundo!
Através de um ermitão, o gigante descobriu o verdadeiro Rei. Informado, passou a fazer caridade para servir ao novo Senhor; trocou suas manias e passou a servir seus semelhantes, pegando a nova causa com fé e garra, transformando-a em sua lei.
No rio, passou a baldear as pessoas, vadeando-as com louvor. O gigante, agora limpo, passou a ter a alegria em seus semblantes! Numa noite, um menino chegou ao bom gigante e lhe pediu: "É possível tu me transportar para a outra margem do rio?"
Cristóvão pegou o menino nos ombros e seguiu o seu roteiro. Só que, a cada passo dado, o menino lhe pesava cada vez mais; parecia ao gigante estar carregando o peso do mundo inteiro! Ao observar o espanto de São Cristóvão, o menino lhe falou: “Em teus ombros, levaste mais que o mundo inteiro. Tu carregaste o Senhor do Mundo. Eu sou Jesus, aquele a quem tu serves...”.
Capela repleta

Celebração eucarística

Benção dos veículos

Nenhum comentário:

Postar um comentário