Adicionar legenda |
A Diocese de Guajará-Mirim fez grande festa neste Domingo 03 de Julho com a chegada de seu Bispo coadjutor Dom Benedito Araujo.
A primeira comunidade a ser agraciada com a presença de novo Pastor foi Nova Mamoré, onde às 09:00 horas teve oportunidade de recepcionar com um café.
A comunidade do Distrito do Iata foi até o trevo onde nosso pastor fez questão de parar e cumprimentar a todos.
Em Guajará-Mirim já na entrada de cidade uma grande multidão o aguarda para seguir em carreata até a praça Mário Correia, onde o Bispo Dom Geraldo ansiosamente o esperava.
Uma grande festa da Igreja Católica
Dom Benedito Araujo chegou no Estado de Rondonia no Sábado às 11:00 horas, juntamente com a caravana que o acompanhava. Depois de pernoitarem em Porto Velho, ainda de madrugada tomaram a estrada com destino às Guajará-Mirim.
Já em Nova Mamoré foi recepcionada pela comunidade com um delicioso café da manhã.
No trevo de acesso ao distrito do Iata fez uma parada, pois alí a comunidade o aguardava.
Na entrada de Guajará-Mirim uma parte da comunidade o esperava, uma grande queima de fogo anunciou a chegada, centenas de carros, motos e bicicletas o acompanhou até a Praça Mario Correia, durante o trajeto pela Av. XV de Novembro, o povo alegre o saúda com faixas, bandeiras e fogos. Dom Benedito, em carro aberto, acenava.
Durante todo o trajeto da carreata o Padre Edimilson Pereira Oliveira animava e anunciava a chegada do nosso pastor.
Dom Geraldo irradiava felicidade. Foi emocionante o encontro dos Pastores do rebanho guajaramirense, transpareceu que será uma convivência harminiosa, pois há carinho, respeito e o espírito cristão é visível.
Na caminhada até o palco montado na praça pública para a apresentação, o Bispo coadjutor cumprimentou as pessoas que faziam questão de um aceno, um abraço, uma pose para foto ou entregar uma lembrança.
Autoridades civís e militares foram convidadas a subirem ao palco e prestigiar a cerimônia junto com os religiosos. Dom Geraldo Verdier, Bispo de Guajará-Mirim; Dom José Bilisário da Silva, Arcebispo de São Luiz do Maranhão e vice-presidente da CNBB; e Dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges, Bispo Emérito de Viana, no Maranhão, foram os que ordenaram Dom Benedito e estavam presentes na solenidade. O cerimonial foi conduzido pelo Padre Genivaldo, radialista Ronie Von Barros e Pedro Ademar, iniciou com a execução do Hino Nacional. O prefeito Atalíbio Pegorini ao fazer uso da palavra em nome das demais autoridades civis da cidade presenteou Dom Benedito com uma bandeira do município, que foi beijada pelo Bispo em sinal de amor e carinho ao nosso povo. O Ten. Cel. Rui Vaz Barbosa, representando as autoridades militares do município, deu as boas vindas ao Bispo coadjutor.
O promotor de justiça, Dandy Jesus Leite Borges, maranhense, disse que sentia muito orgulho em estar presente na solenidade onde um também maranhense assumia a administração da Diocese de Guajará-Mirim. Disse ainda o promotor que a comunidade clama por mais 30 anos em ver Dom Geraldo servindo a comunidade.
Dom José Bilisário da Silva, vice-presidente da CNBB e Arcebispo de São Luiz do Maranhão, afirmou Dom Benedito fará falta aquele estado, mas é motivo de orgulho saber ele poderá em muito contribuir com nossa diocese, “Agora Maranhão e Guajará-Mirim tem um laço muito forte que nos une”.
Dom Geraldo Verdier, emocionado agradeceu a Diocese de São Luís de nos dar um de seu clero. “O Maranhão nos presenteia com um presente de primeira categoria. Seja bem vindo Dom Benedito e vamos ao trabalho”, descontraiu Dom Geraldo.
Antes do tão esperado pronunciamento aos seus fiéis, Dom Benedito, emocionado ouve a execução do hino do Estado do Marahão. Com sábias palavras e totalmente descontraído disse o Bispo: “Não venho sozinho armar minha tenda entre vocês, mas venho com a Igreja do Maranhão. Venho para somar e colaborar com o patriarca Dom Geraldo”, para concluir seu pronunciamento ressaltou: “Como diz uma frase bem popular, eu vim para o meio de vocês de mala e cuia”.
À noite, com a Catedral Nossa Senhora dos Seringueiros refleta de fiéis, Dom Benedito preside sua primeira missa na Diocese de Guajará-Mirim. Durante a celebração o coral composto por integrantes de todas as comunidades entoou uma música de boas vindas ao nosso Bispo. Ao final o Padre Flávio do Clero de São Luís entoou um cântico de envio de Dom Benedito à sua nova missão. Para encerrar a celebração, um grupo de crianças fez uma linda homenagem e presentearam com uma bela imagem de Nossa Senhora dos Seringueiros. Após a missa os fiéis foram convidados a participar de um coquitel. Durante o coquitel a banda Cristo Redentor animou os presente. Para encerrar o Padre Flávio demonstrou seus dons de cantor, também tivemos o privilégio de ter uma "palinha" de Dom Benedito e do Padre Modlin
Nenhum comentário:
Postar um comentário