domingo, 6 de novembro de 2011

Pastoral da Pessoa Idosa envia novos líderes

Neste domingo a Pastoral da Pessoa Idosa encerrou mais uma capacitação e após a missa os novos líderes foram enviados para a missão juntos aos nossos ansiãos.

A Pastoral da Pessoa Idosa é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Tem como objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas.
A Pastoral contribui com a divulgação do respeito e dos direitos das pessoas de mais idade, num processo educativo de formação continuada deles e de suas famílias. Além disso, promove o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos, o respeito à dignidade e à cidadania pelas visitas domiciliares e colabora na divulgação do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741).

ATUAÇÃO
  1. A Pastoral estimula a comunidade a respeitar a espiritualidade das pessoas idosas;
  2. Capacitação de agentes de pastoral para o acompanhamento das pessoas idosas em visitas domiciliares e outras atividades complementares; 
  3. Organização de redes de solidariedade humana nas comunidades para promover o bem estar do idoso;
  4. Manutenção de um sistema de informação sobre a situação das famílias acompanhadas;
  5. Promoção de debates sobre os preconceitos contra os idosos, a fim de que sejam superados; 
  6. Valorização da vida até sua fase final, apoiando os programas de cuidados paliativos que assegurem o caráter espiritual da existência humana.
A Pastoral organiza a comunidade, identifica os líderes, capacita-os para o trabalho de acompanhamento do idoso e acompanha os resultados e a satisfação pessoal. Nestas visitas, os líderes acompanham o modo de vida dos idosos, ajuda-os a controlar as vacinas, trabalha preventivamente as quedas, a identificação de doenças físicas e emocionais.
Os novos líderes estarão acompanhando mais de uma centena de idosos de nossa comunidade.
Venha fazer parte deste grupo que busca promover o semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário