sábado, 3 de setembro de 2011

Mini assembléia diocesana - Região Sede

Neste dia 03 de setembro, representantes das comunidade das quatro paróquias da região pastoral sede de nossa Diocese estiveram reunidos no Centro de Treinamento São José para a preparação da Assembléia que acontecerá no mês de outubro.   O principal objetivo desta mini-assembléia foi discutir e analisar os avanços e dificuldades em se conseguir atingir os objetivos traçados pelo 7º Plano Pastoral.

  Para se chegar a  esta mini-assembléia, várias etapas já foram cumpridas nas comunidades, como o dia de formação e espiritualidade, o dia fraterno e a preparação de um questionário com uma síntese.
Pela síntese geral apresentada pela equipe diocesana se chegou a conclusão que houveram muitos avanços, mas que muito há a caminhar para se chegar aos objetivos propostos pelo 7º Plano. Concluiu-se que nem todas as comunidades estudaram o plano, sendo que muitas não tinham nem o conhecimento do conteúdo, somente ouviram falar do mesmo; muitas comunidades não deram a devida importância e o plano ficou na gaveta.
Em algumas comunidades ele tem sido gradativamente implantado, mas carece de maior divulgação. Sua implantação se deu mais na área da formação, principalmente com a escola catequética e as diversas formações nos setores.
Também algumas propostas sobre a Família foram realizadas, entre as quais se destacam: visitas as famílias; encontros semanais nas famílias (grupos de reflexão e "capelinhas"); aquisisção de material para os grupos de reflexão sobre a família (hora da família); organização de grupos para visitar afastados; convite para participação de formação e participação em pastorais, eventos paroquiais e celebrações; preparação para o batismo e matrimônio, celebrações e momentos de oração; semana nacional da família; encontrão da família; encontro mensal de recém-casados; visita da pastoral familias nas comunidades rurais; acompanhamento e ajuda nas celebrações de matrimônio, bodas e aniversários. A pastoral familiar não é uma realidade comum em todas as paróquias.
Na questão de formações, se constatou a falta de interesse e inconstância dos participantes. Algumas comunidades participam ativamente das formações oferecidas, outras alegam a questão da distância, falta de transporte e reivindicam formação em nível de setor com pessoas mais preparadas.














Nenhum comentário:

Postar um comentário