segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Infância Missionária - EFAIAM em nossa diocese

  Neste final de semana aconteceu no Centro de Treinamentos São Jose o Encontro de Formação e Aprofundamento da Infância Missionária do Regional Noroeste da CNBB. Nele estiveram presente representantes das paróquias de todas as dioceses que compõe o regional noroeste. A coordenação dos trabalhos esteve a cargo do padre Adão, assessor para a Infância Missionária do Regional e o padre André, secretário Nacional também estava presente para dar sua contribuição e animar os participantes. Foram três dias de partilha e convivência fraterna onde os participante foram reabastecidos para continuarem na missão de levar nossas crianças e adolescentes a serem discípulos missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O convite é “serem em suas vidas o Amor”. E, como o amor gera amor, quem foi amado também começa a amar.
Como pequeno, mas grande missionário a criança é chamada a usar ao longo de sua vida da ternura que Jesus tinha no trato com o povo: atenção para cada tipo de pessoa, manifestando compaixão, escuta, acolhida, disponibilidade e interesse pelas necessidades dos outros.
O amor torna-se recíproco, e vive-se então o Mandamento Novo de Jesus: “amai-vos uns aos outros....” (Jo 13,34)
Nossos principais desafios
  • Fazer com que as crianças e adolescentes continuem cultivando as motivações profundas crescendo no amor pela Obra e respondendo à mesma, sem nunca se esquecer de que a força para viver assim vem da experiência pessoal com Deus e do compromisso que assumimos na comunidade;
  • Fazer com que busquem saciar sua sede de infinito e de vida nova na fonte que é Jesus Cristo, o Bom Pastor.








Elementos para prática do Carisma e Metodologia:
1 - Formação Permanente: considera bem o contexto das crianças e os desafios da realidade atual, propondo um caminho espiritual que responda à sede de plenitude de vida e de ideais das crianças e adolescentes contemporâneos:
2 - Necessidade de Deus: os pequenos-grandes missionários precisam alimentar-se do convívio com Deus, pois é nesse convívio que saciam toda a sede de infinito. 
    É o convite para abrir-se à graça de Deus, é sentir Deus, é cultivar a amizade com Ele. É entregar-se com Deus.
    “Uma Ave-Maria ao dia...”
3 - Eucaristia: Crianças e adolescentes, caminhem, participem, aprofundem cada dia o conhecimento do grande mistério que é a Eucaristia.
4 - Maria, missionária com Jesus: crianças e adolescentes a louvam e veneram com o Terço Missionário.
5 - Cooperação Missionária: As ofertas da IAM têm ajudado milhares de crianças e adolescentes do mundo inteiro em cinco pontos: na proteção à vida, na educação pré-escolar cristã, na animação e formação missionários.
           Prática do cofrinho: uma moedinha por mês
           Espiritual – Material – Pessoa.
6 - Os 10 compromissos da IAM: os compromissos da IAM abrem o coração das crianças e adolescentes missionários para as demais crianças e adolescentes do mundo inteiro. Os compromissos indicam o caminho a seguir e os meios para seus autênticos missionários e alcançar a santidade.
7 - Saudação, Hino e cores dos continentes: comunhão universal; 
8 – Áreas integradas: elo de ligação continuado por meio de um tema gerador;
9 – Padroeiros: São Francisco Xavier, Santa Teresinha do Menino Jesus, Dom Carlos, Paulina Jaricot e São Paulo Tchen.
10 – Devoção ao Menino Jesus: velhos tempos;
11 – Tríplice característica de Jesus: PASTOR – SEMEADOR – PESCADOR












Nenhum comentário:

Postar um comentário